A tecnologia está por toda parte, mas como isso impacta o desenvolvimento infantil? vamos falar sobre o uso saudável de telas, os riscos do excesso e, claro, como o pai pode criar alternativas divertidas para seu filho.
PRA QUEM É
Pais de crianças na primeiríssima infância (0 a 6 anos)
Uso de Telas e Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é um processo delicado, onde cada experiência tem um impacto duradouro. O aumento do uso de telas digitais por crianças pequenas gera preocupações entre educadores e profissionais de saúde.
Estudos indicam que a exposição excessiva a dispositivos eletrônicos pode prejudicar o sistema nervoso central em desenvolvimento. Durante a primeira infância, o cérebro é altamente plástico, e estímulos adequados são fundamentais para a formação de conexões neurais. Se negligenciado, o desenvolvimento cognitivo pode ser afetado, resultando em problemas como ansiedade e depressão.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de 2 anos de idade não devem ser expostas a telas, enquanto crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia. Já crianças entre 6 e 10 anos devem utilizar telas por até uma a duas horas diárias.
Impactos Emocionais
O uso excessivo de telas está associado a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que o tempo excessivo de tela pode prejudicar o desenvolvimento emocional, dificultando habilidades interpessoais e a empatia. As interações sociais diretas são essenciais para o aprendizado emocional e para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
Impactos Físicos
O uso de telas também causa problemas físicos, como má qualidade do sono, devido à luz azul que interfere na produção de melatonina.
O sedentarismo, resultante do tempo em frente das telas, pode aumentar a obesidade infantil e afetar o desenvolvimento motor. Além disso, a exposição prolongada pode provocar fadiga ocular e outros problemas de visão.
Impactos Sociais
Crianças que passam muito tempo em dispositivos eletrônicos tendem a ter menos oportunidades de desenvolver habilidades sociais, como comunicação e cooperação. A falta de interação social face a face pode levar a dificuldades de socialização e problemas de comportamento em ambientes escolares.
Esses impactos físicos, emocionais e sociais se interligam, aumentando o risco de isolamento, problemas de saúde mental e sedentarismo. Portanto, é crucial que os pais busquem alternativas saudáveis ao uso de telas.
Alternativas ao Uso de Telas
Os pais podem promover atividades que estimulem o desenvolvimento integral das crianças, como:
Atividades Conjuntas:
Dedicar tempo de qualidade a brincadeiras, atividades culturais e educativas junto com a criança.
Atividades Conjuntas:
Incentivar jogos ao ar livre e esportes para promover a saúde física e a socialização.
Atividades Criativas:
Fomentar a leitura, desenho e construção, que desenvolvem habilidades cognitivas e emocionais.
Envolvimento em Atividades Domésticas:
Cozinhar ou cuidar do jardim ou quintal em conjunto, ensinando responsabilidades.
Brincar com elementos naturais como folhas, galhos, pedrinhas, terra, água, legumes. Passear ao ar livre no quintal, jardim, praças e parques.
Os pais também devem ser modelos de comportamento, limitando seu próprio uso de dispositivos eletrônicos e estabelecendo regras claras sobre o uso das telas, como limites de tempo e horários sem dispositivos.
É importante lembrar que, embora a exposição a telas seja difícil de evitar totalmente, quando imprescindível é fundamental que os cuidadores supervisionem o tempo de exposição e escolham conteúdos adequados à idade, prestando atenção à classificação etária. Priorizar desenhos e jogos educativos pode enriquecer o aprendizado, enquanto o limite de tempo de uso deve seguir as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acima mencionadas.
Conclusão
Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento infantil, e as escolhas feitas nesse período têm efeitos duradouros. A exposição excessiva a dispositivos eletrônicos pode causar problemas significativos, mas os pais podem fazer mudanças que beneficiem seus filhos. Cultivar hábitos saudáveis é fundamental para que as crianças desenvolvam as habilidades necessárias para enfrentar os desafios futuros.
Objetivo geral
• Evidenciar os impactos negativos do uso de telas para o desenvolvimento infantil e apresentar a importância de interações positivas da criança com o ambiente e/ou seus cuidadores.
Objetivo específico
• Informar os pais sobre os riscos do uso de tela para o desenvolvimento infantil.
• Sensibilizar os pais sobre a importância de dedicar tempo de qualidade para os filhos.
• Apresentar alternativas ao uso de telas para criar momentos de conexão entre pais e filhos.
Temas abordados
• Riscos do uso excessivo de tela;
• Importância do vínculo e dos estímulos ativos no desenvolvimento dos filhos.
Quantidade de participantes:
De 15 a 20 pessoas
Recursos necessários:
• Etiquetas (para os nomes dos participantes)
• Fita crepe
• Projetor para vídeo e slides
• Papel e caneta – Atividade “Ah, mas… e E se…”
• Lista de Motivos e Lista de Consequências – Atividade “Ah, mas… e E se…”
• Vídeo “Criando memórias” Papai Tá Aqui
Sugestão de organização da sala:
Cadeiras em semicírculo
Tempo previsto para o encontro:
1 hora e 30 minutos
Boas-vindas e Apresentação do Facilitador – 10’
Acolha os pais e crie um clima de confiança e abertura. Apresente-se, fale brevemente do seu papel de facilitador e dos objetivos do encontro. Convide os participantes a se apresentarem falando seu nome e sua configuração familiar.
Quebra-gelo:
Sumindo com os problemas – 10’
Sobre o Tema – 10’
Sensibilize sobre a importância da supervisão paterna no uso de telas, destacando o uso saudável, os riscos de excesso e alternativas divertidas.
Atividade: Ah mas.. E se… – 30’
Identificar os motivos pelos quais os pais recorrem às telas, apresentar os riscos e estimular alternativas.
Roda de Conversa:
Pai na Era Digital – 30’
Reflexão sobre os impactos do uso excessivo de telas e atividades alternativas.
Acolha os pais e crie um clima de confiança e abertura.
Apresente-se, fale brevemente do seu papel de facilitador, que você será o ponto de conexão entre o conteúdo cuidadosamente elaborado e os pais que participam das oficinas.
Conte que o encontro tem como objetivo promover a troca de experiências e que a participação de todos é muito valiosa. Nessa oficina conversaremos sobre o uso saudável de telas, os riscos do excesso e, claro, como você pode criar alternativas divertidas para seu filho.
Peça aos participantes que se apresentem falando seu nome e sua configuração familiar.
Objetivo:
Apresentar os principais motivos pelos quais os pais liberam tempo de tela aos seus filhos.
Como fazer:
1. Mostre uma cena de uma situação em que uma criança está com um celular ou assistindo TV sozinha e o pai está desconectado da criança (como, por exemplo, pai no celular, trabalhando, vendo televisão, cansado, preocupado).
2. Distribua ao redor dessa cena 3 folhas sulfites com os seguintes temas:
• Impactos Emocionais
• Impactos Físicos
• Impactos Sociais
3. Peça aos participantes que comentem como acreditam que aquela cena impacte no desenvolvimento da criança nos 3 temas apresentados.
Reflexão:
Finalize a dinâmica reforçando que muitas vezes damos as telas para crianças para resolver uma situação imediata, para que ela se entretenha, se acalme, dê um tempo, mas na verdade isso produz muitos danos, e com o passar do tempo a criança pode apresentar diversos problemas de saúde, sociais e emocionais.
Sensibilize sobre a importância da supervisão paterna no uso de telas, destacando o uso saudável, os riscos de excesso e alternativas divertidas, trazendo os dados já apresentados.
Dinâmica 1:
O papel do pai na gestação!
Objetivo
Fazer com que os pais reconheçam que usam a tecnologia para facilitar o processo de criação dos filhos e logo em seguida fazê-los refletir sobre os riscos associados a esse uso pelas crianças e sobre possíveis alternativas.
Como fazer
1. Convide os pais para brincar de Ah, Mas… e E Se…
2. Peça para que se dividam em dois grupos – A e B.
3. Para um grupo dê a lista dos motivos (Grupo A) e, para outro, a lista das consequências (Grupo B).
4. MOMENTO 1 – AH MAS…
Explique que vão fazer uma conversa bate-bola em que o grupo A se justifica e o grupo B coloca as consequências. O Grupo A vai se defender, falando Ah, mas… e o porquê de ter dado o celular para o filho e o Grupo B vai dizer Ah, mas… isso tem uma consequência e diz a consequência, o Grupo A responde: Ah, mas e coloca mais um problema e assim vão argumentando até acabarem os problemas e as consequências.
Quando todos os problemas e as consequências se esgotarem, começa a nova fase, a do E SE…
5. MOMENTO 2 – E SE
Explique que agora a ideia é cada grupo trazer alternativas possíveis para evitar o uso das telas pelas crianças mesmo nessas situações críticas da rotina dos pais. O Grupo A dá uma ideia de alternativa começando com “E se…” (ex.: e se você falasse para ele ir à casa da vó) e o Grupo B diz: E se você… CADA GRUPO TEM QUE DAR 7 IDEIAS.
Ao final, faça uma roda e traga perguntas disparadoras de diálogos entre os participantes sobre os desafios e aprendizados. Se despeça com um vídeo curto que reforce o tema e os próximos passos.
REFLEXÕES:
Qual aprendizado você leva hoje? O que você quer colocar em prática hoje?
PERGUNTAS DISPARADORAS:
• Quais são suas principais preocupações sobre o uso de tecnologia na vida do seu filho?
• O que você aprendeu sobre os impactos positivos e negativos da tecnologia no desenvolvimento infantil?
• Como você tem abordado o uso de telas em casa até agora?
• Quais alternativas divertidas você gostaria de experimentar para equilibrar o tempo de tela do seu filho?
• Quais habilidades você acredita que são importantes para o desenvolvimento do seu filho em um mundo cada vez mais digital?
Baixe aqui os materiais:
JORNADA VIA WHATSAPP
Jornada Coisa de pai
Compartilhar 2 semanas após o encontro
Dar uma tela ao seu filho pode atrapalhar a regulação emocional.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/dar-uma-tela-ao-seu-filho-pode-atrapalhar-a-regulacao-emocional-diz-estudo/
Telas e crianças: conheça os mitos e riscos desta exposição.
https://lunetas.com.br/telas-e-criancas-conheca-os-mitos-e-riscos-desta-exposicao/
What Is Too Much Screen Time for Kids?
https://health.clevelandclinic.org/how-screen-time-can-slow-your-childs-development
Crianças, adolescentes e o excesso de telas | Coluna.
https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/criancas-adolescentes-e-o-excesso-de-telas-coluna/
Excesso de telas e seu impacto no desenvolvimento infantil.
https://neuroconecta.com.br/excesso-de-telas-e-seu-impacto-no-desenvolvimento-infantil/#:~:text=Prejudica%20o%20desenvolvimento%20do%20c%C3%A9rebro,%2C%20e%2C%20d%C3%A9ficit%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o
O uso das telas e o desenvolvimento infantil.
https://www.iff.fiocruz.br/index.php/pt/?view=article&id=35:uso-das-telas&catid=8
O uso excessivo de telas e seus prejuízos.
https://institutosingular.org/blog/o-uso-excessivo-de-telas-e-seus-prejuizos
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http://www.scridb.com/dec/13674195-opapeldopai
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